O Programa

Buscando contribuir para a formação de adolescentes e jovens, que saibam fazer novas leituras do mundo, tomar decisões e intervir de forma positiva na sociedade, surgiu o Aprendiz Legal. Um programa de aprendizagem voltado para a preparação e inserção de adolescentes e jovens no mundo do trabalho, que se apoia na Lei 10.097/2000, a Lei da Aprendizagem. O Centro de Integração Empresa-Escola – CIEE e a Fundação Roberto Marinho estão juntos nessa ação oferecendo à empresa a oportunidade de formar um profissional alinhado com o mundo do trabalho.



A Lei determina que empresas de médio e grande porte contratem jovens de 14 a 24 anos, para capacitação profissional (prática e teórica), cumprindo cotas que variam de 5% a 15% do número de funcionários efetivos qualificados. É facultativa a contratação de aprendizes pelas microempresas (ME) e empresas de pequeno porte (EPP).
Oportunidade de Renovação
Na experiência do Aprendiz Legal o jovem assume o papel de agente de desenvolvimento de sua própria carreira, de colaborador da empresa que o recebe, sua energia, sua criatividade, sua ousadia e sua tendência à contestação são canalizadas para renovar idéias, estruturas e processos.


Por acreditarmos que o jovem deve ser protagonista, visto como responsável, capaz e decisivo, o método utilizado para a formação do aprendiz estimula a autonomia e a pró-atividade. Sua inserção social através do trabalho e da geração de renda está centrada no desenvolvimento de cidadãos social e economicamente bem-sucedidos, que façam a ponte entre a infância e a vida adulta conquistando auto-estima e responsabilidade.


Metodologia

Com o foco no desenvolvimento social e humano, o Aprendiz Legal busca contribuir para a formação de jovens autônomos, capazes de intervir de forma positiva no seu trabalho, na sua vida e na sociedade. Essa proposta também prevê a inclusão de pessoas com deficiência, disponibilizando o material impresso em audiolivros e vídeos com inserção de LIBRAS.

A proposta pedagógica propõe o desenvolvimento competências e habilidades para o trabalho, com um material de formação que traz atividades desafiadoras, pautadas nos contextos do mundo do trabalho e das culturas juvenis, que dão significado aos conceitos específicos de cada curso. A abordagem interdisciplinar desses conceitos permite flexibilidade na organização do curso pelos educadores.

Na empresa, o aprendiz aplica os conhecimentos adquiridos na formação teórica e desenvolve seu aprendizado com a prática, a orientação do seu educador corporativo e a contribuição dos colegas de trabalho.
Cursos disponíveis:
CURSOS DO PROGRAMA APRENDIZ LEGAL
Programa Aprendiz Legal em:
4 horas
6 horas
CBO (Classificação Brasileira de Ocupações):
- Auxiliar de Alimentação: Preparo e Serviços
17 meses
11 meses
- Auxiliar de Produção
17 meses
11 meses
- Comércio e Varejo
17 meses
11 meses
- Logística
17 meses
11 meses
- Ocupações Administrativas
17 meses
11 meses
- Operador de Microcomputador
17 meses
11 meses
- Telesserviços
11 meses
ARCO:
- Arco Administrativo
24 meses
16 meses
- Arco Bancário Jovem
24 meses
- Arco Bancário Adolescente
24 meses
EAD:
- Ocupações Administrativas
17 meses
- Arco Bancário Jovem
24 meses
- Arco Bancário Adolescente
24 meses





Empresas
Clique aqui e preencha o formulário para que o CIEE entre em contato com sua empresa.
Estudantes
Caso não seja estudante cadastrado no CIEE, clique aqui e cadastre-se para receber oportunidades.


Para mais informações sobre o programa acesse www.aprendizlegal.org.br

Fonte: http://www.empresas.ciee.org.br/portal/empresas/aprendizlegal/index.asp