Exército abre concurso com 1.100 vagas de nível médio.
O Departamento de Ensino e Cultura do Exército abriu, nesta terça-feira (19), novo concurso público com 1.100 vagas para a Escola de Sargentos das Armas (ESA). De acordo com o edital, publicado no Diário Oficial da União, a seleção é para admissão aos cursos de formação de sargentos das áreas geral, aviação, música e saúde, com início em fevereiro de 2020 e término em dezembro de 2021.
Podem concorrer candidatos com nível médio, com idade entre 17 e 24 anos para a área geral/aviação ou entre 17 e 26 anos para as áreas de música e saúde. O Exército ainda exige altura mínima de 1,60m para homens e 1,55m para mulheres.
Inscrições
As inscrições estarão abertas a partir de 20 de fevereiro até 20 de março de 2019, e devem ser feitas por meio do site www.esa.eb.mil.br.
O valor da taxa será de R$ 95. No ato da inscrição, o candidato deverá optar também pelo local de realização da prova objetiva, entre eles estão:
Rio de Janeiro-RJ, Resende-RJ, Vila Velha-ES, Niterói-RJ, Juiz de Fora-MG, Belo Horizonte-MG, Três Corações-MG, São João Del Rei-MG, Uberlândia-MG, Montes Claros-MG, São Paulo-SP, Campinas-SP, Lins-SP, Guarujá-SP, Taubaté-SP, Pirassununga-SP, Porto Alegre-RS, Santa Maria-RS, Cruz Alta-RS, Santiago-RS, Pelotas-RS, Uruguaiana-RS, Bagé-RS, Florianópolis-SC, Cascavel-PR, Curitiba-PR, Ponta Grossa-PR, Salvador-BA, Aracaju-SE, Maceió-AL, Recife-PE, João Pessoa-PB, Natal-RN, Fortaleza-CE, Teresina-PI, Petrolina-PE, Manaus-AM, Tabatinga-AM, Rio Branco-AC, Boa Vista-RR, Porto Velho-RO, Tefé-AM, São Gabriel da Cachoeira-AM, Brasília-DF, Palmas-TO, Goiânia-GO, Campo Grande-MS, Cuiabá- MT, Corumbá-MS, Rondonópolis-MT, Dourados-MS, Altamira-PA, Belém-PA, Macapá-AP, Imperatriz-MA, São Luís-MA, Santarém-PA, Itaituba-PA e Marabá-PA.
Chances
O edital determina que estão abertas 1.000 vagas, sendo 900 para candidatos do sexo masculino e 100 para as candidatas do sexo feminino,nas áreas gerais e aviação . Outras 60 vagas para músicos (clarineta, tuba, flauta, fagote, oboé, saxhorne, saxofone, trompa, trombone, trompete, entre outros naipes). Há ainda 40 oportunidades para área de saúde (técnico em enfermagem).
A área geral do concurso é dividida em: infantaria, cavalaria, artilharia, engenharia e comunicações, e material bélico – manutenção de viatura auto, material bélico – manutenção de armamento, material bélico – mecânico operador, material bélico – manutenção de viatura blindada, manutenção de comunicações, topografia e intendência. Já a área de aviação é dividida em aviação-manutenção e aviação-apoio.
Etapas
O curso de admissão para matrícula terá as seguintes fases:
1ª fase: exame intelectual, valoração de títulos, exame de habilitação musical (para os candidatos, da área de música, inspeção de saúde, exame de aptidão física preliminar.
2ª fase: revisão médica, exame de aptidão física definitivo, comprovação dos requisitos biográficos dos candidatos e comprovação através da heteroidentificação, para os candidatos que se autodeclararem pretos ou pardos no ato da inscrição, e indicado em campo específico que pretende concorrer pelo sistema de reserva de vagas, de caráter eliminatório.
Os candidatos serão submetidos a exame intelectual em 4 de agosto e 2019. As provas serão objetivas e compostas da seguinte forma:
1ª parte – Prova de matemática (12 questões objetivas para Área Geral / Aviação e 8 questões objetivas para Áreas Música e Saúde);
2ª parte – Prova de Português (12 questões objetivas para Área Geral / Aviação e 8 questões objetivas para Áreas Música e Saúde);
3ª parte – Prova de História e Geografia do Brasil (12 questões objetivas, sendo 6 questões de cada disciplina para Área Geral / Aviação e 8 questões objetivas, sendo 4 questões de cada disciplina para Área Música e Saúde);
4ª parte – Prova de Inglês (4 questões objetivas para Área Geral / Aviação e 4 questões objetivas para Área Música e Saúde);
5ª parte – Prova de Conhecimentos Específicos da área técnica de Enfermagem para Área Saúde (12 questões objetivas) e Prova de Teoria Musical para Área Música (12 questões objetivas);
6ª parte – Prova de Português (questão única discursiva – redação).
Fonte: https://jornalpequeno.com.br
0
Postar um comentário